Heroínas da vida real

sexta-feira, agosto 09, 2013 Rica Matsu 0 Comentarios



Heróis mesmo só nos quadrinhos. Já heroínas são personagens reais e atuais. Aniquiladoras de paradigmas elas despontam com soluções e autoconhecimento necessários para acabar com os vilões que impedem o nosso próprio crescimento. Qual o seu herói predileto? Superman? Batman? Ou seria o Homem de Ferro? Existe uma gama deles das mais diversas idades e variados super poderes. Mas na vida real é preciso garimpar muito para encontrar um. Ao contrário das heroínas. Minoria nos HQs elas inauguram uma nova era que não acontece na Terra Média, ou muito menos em Neverland. Sem medo de errar, combatem outro tipo de mal. Ensinam a chegar através das melhores trilhas. Orientam na escolha de caminhos adequados. Trazem confiança para ficar cara a cara com o inimigo e ajudam a derrotá-lo. Sem capas nem escudos elas arrancam suas máscaras desafiando todos a saírem da sala de justiça e botar a mão na massa por uma vida melhor.

Há tempos ouvimos reclamações dos quatro cantos do mundo sobre o machismo que ainda impera na sociedade. Embora uma posição igualitária em ascensão esteja sendo adotada na maioria dos países. Isto se justifica pelo reconhecimento de vários aspectos intrínsecos às mulheres, como por exemplo: habilidade verbal, sensibilidade, capacidade de observação anos luz à frente do homem, intuição aguçada, inteligência emocional etc. Características ainda mais evidentes no descobrir do manto sagrado do preconceito. Além de ausentes na maioria dos líderes do sexo masculino. No passar dos séculos todo esse potencial feminino foi negligenciado pelo mundo. Estamos em processo de evolução.


Enquanto o pragmatismo reina no universo masculino, elas conseguem alcançar soluções mais eficientes e duradouras lançando mão de suas habilidades subjetivas. Detalhistas, agem com o coração, sabem os segredos do envolvimento. É incrível a capacidade feminina de fazer diversas ações ao mesmo tempo. Segundo especialistas, mulheres conseguem fazer de cinco a oito coisas simultaneamente; homem até três. Em tempos primitivos, eles eram responsáveis somente pela caça, enquanto elas desenvolviam diversas atividades como cuidar da casa, dos filhos etc. Ou seja, sua percepção era estimulada constantemente e em várias frentes. O aumento da ocupação de cargos de liderança pelas mulheres é objeto de estudo atualmente. Elas são também maioria nos cursos universitários do país.

Heroínas da vida real. Assim eu chamo três dessas mulheres que acabo de conhecer pela rede. Três exemplos de vida que estão neste exato momento em ebulição. Estão - AGORA - mudando a vida das pessoas. Inspirando homens e mulheres a saírem da zona de conforto e se converterem também em heróis. Heróis de si mesmos e de todos que estão ao seu redor, ao seu raio de alcance. Acompanhe abaixo e não saia ileso.

Alana Trauzynski

Buscadora da vida, Alana Trauzynski é autora do livro "Recalculando a Rota: uma louca jornada em busca de própósito", romance contemporâneo onde conta sua história, como ela mesma diz "do luxo ao lixo". Poderia ser um livro qualquer de um autor comum, mas é a verdade nua e crua da vida de uma mulher que expõe cada degrau de sua jornada da maneira mais sincera possível. Não dá para simplesmente classificar como um romance autobiográfico. Vai muito mais além. É um manual para encontrar consigo mesmo, para descobrir-se. Uma reflexão do início ao fim, uma viagem em busca de autoconhecimento. http://www.facebook.com/Recalculandoarota

Paula Abreu

Criadora do site Escolha Sua Vida, um lugar para quem quer viver uma vida com mais propósito, Paula Abreu decidiu no ano passado reaver sua liberdade. Não, ela nunca foi presa. Ao contrário. Advogada por formação, exerceu a profissão durante anos com louvor. Até que decidiu sair da Matrix. Libertou-se da condicional que a vida nos impõe, escancarou as portas da liberdade. Hoje, ajuda muitas outras pessoas a transformarem suas vidas, redescobrir-se e a viver com mais propósito, fazendo do trabalho uma alquimia de paixões. http://www.escolhasuavida.com.br/

Paula Quintão

Consultora, escritora, paraquedista, viajante-montanhista. Paula Quintão é fundadora da empresa Equipar Consultoria & Treinamento. Mantém o site Equipar Para Vencer, um espaço destinado a fornecer ferramentas e equipamentos necessários para construir bases sólidas e voar. Coloca toda sua mochila de conhecimento ao alcance das mãos para então, de forma compartilhada, fazer nossos desafios ficarem mais leves e gratificantes. Tem a fórmula para aumentar a bagagem e ao mesmo tempo reduzir o peso. http://www.equiparparavencer.com.br/

Heroínas da vida real, elas existem! Sem demérito aos homens. Até porque ainda existem muitas coisas que somente nós temos o poder de enfrentar: salvar nossas mocinhas das tiranas baratas, por exemplo. Brincadeiras à parte, as mulheres estão dando um show de atitude. Enviando o sexismo para um lugar longínquo no espaço. Mostrando que heróis de verdade não morrem de overdose. Ao contrário destes, elas aplicam sensibilidade e leveza como força e resistência. Temos muito que aprender, pois elas sabem evoluir. Ao lado de um grande homem, sempre existe uma grande mulher. Vice-versa. E além de tudo, elas também conseguem fazer coisas que nós nunca conseguimos: achar o abridor de garrafas na gaveta.


0 comentários: