1º dia: Criando agora um novo hábito

sábado, agosto 10, 2013 Rica Matsu 0 Comentarios



Se você sente que tem algum limite que precisa superar, um hábito que precisa mudar, ou uma nova atividade que queira começar, este artigo é para você. Bem como para este autor que vos fala. Apresento agora uma técnica que pode fazer qualquer mudança que queira na sua vida.  A técnica é a Teoria dos 21 Dias. Criada por Maxwell Maltz, psicólogo que desenvolveu a Psico cibernética. Quando conseguir sucesso nesta empreitada vai ter mais liberdade, poder de decisão e mais capacidade de controle de sua vida. Liberdade de escolhas, e claro, a superação de limites.

É sem custo, e só vai precisar de duas coisas: o que você quer (OQVQ) e você mesmo. E o melhor: sem fazer nenhum esforço! Opa! Só que não. Desculpe, me empolguei. Esforço vai precisar sim. Não se preocupe, tem sempre um reservatório dentro de nós. Mas isso é papo para outro post. O processo é assim: você repete OQVQ durante 21 dias seguidos e ao final do cronograma seu cérebro aprende isto como um hábito, ou deixa de fazê-lo. Como instalar ou remover um programa de computador. Muito bonito esse discurso, né? Bonito sim. É simples. Fácil não mesmo. Mas esqueça o fácil, ele nunca vale a pena.

Muitas pessoas tem vontade de mudar, mas não se esforçam. Acabam optando por métodos menos desconfortáveis e que de preferência exijam menos esforço, menos disciplina. O mercado está repleto de produtos e profissionais que fazem promessas milagrosas para mudar sem esforços. Emagrecer de um dia para o outro, parar de fumar, ser mais saudável, enfim. Tudo vem de fora, nada vem de dentro. Tudo faz você, e não você quem faz. Quando entramos em ação efetiva, escolhemos. Construímos conforme a planta. Não fazemos puxadinhos. É muito melhor usarmos as nossas capacidades do que deixar que as capacidades dos outros nos usem. E isso requer esforço.

Cuidado com as suas ações, elas se tornam hábitos.
Cuidado com os seus hábitos, eles se tornam o seu caráter.
Cuidado com o seu caráter, ele se torna o seu destino.”
(Autor desconhecido)

A aplicação desta técnica você está acompanhando agora. E, se achar interessante, durante os próximos vinte dias. Vou escrever um artigo por dia até completar o ciclo. Ao final meu OQVQ estará arraigado na minha pessoa, se tornará um hábito. No caso, me tornar escritor. Poderia ser qualquer outra coisa: emagrecer, correr, começar uma caminhada. Comer mais salada, não reclamar da vida, deixar de beber todas as tequilas do mundo, parar de comer chocolate. Perder o medo de dirigir, falar palavrão (parar ou começar). E outras coisas assim normais.

Comece alguma com alguma coisa bem simples. Ou pegue um talento seu esquecido. Um dom. Pegue um caderno e simplesmente escreva durante 21 dias seguidos ininterruptos: "Vou ter mais força de vontade!" Se proponha a mudar algum comportamento, incremente ou modifique sua personalidade. A teoria dos 21 dias é comprovada, saiba mais. As descobertas científicas estão aí para superar limites. Assim a vida fica mais cheia de graça. Fica mais gostosa de viver! 

Acompanhe na barra ao lado os próximos dias do cumprimento desta tarefa. Se faltar é recomeçar tudo de novo, sem choro. Estabeleça uma meta. Foque o "até fazer". Melhore a vida, estilhace os paradigmas!

rica


0 comentários: